
Foto: Divulgação Governo de SP
São Paulo/SP – 29/09/2024 – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou um decreto que direciona recursos apreendidos do crime organizado para a segurança pública do estado. O objetivo é usar dinheiro proveniente de atividades criminosas, como tráfico de drogas, para financiar as forças policiais, adquirir equipamentos e melhorar a infraestrutura. O decreto, regulamentado pelo Núcleo de Recuperação de Ativos do Estado de São Paulo (Recupera-SP), permitirá que esses recursos sejam utilizados de forma eficiente e transparente.
Nos últimos quatro anos, a Polícia Civil de São Paulo apreendeu mais de R$ 14 bilhões em bens e dinheiro associados ao crime organizado. Parte desse montante será transferida ao Fundo de Incentivo à Segurança Pública, tornando a segurança autossustentável e reduzindo a dependência de outros recursos do tesouro estadual.
O decreto também facilita o processo de alienação de bens, permitindo que veículos, imóveis e joias apreendidos possam ser leiloados, e os recursos gerados sejam aplicados diretamente na melhoria da segurança. Em alguns casos, os próprios bens apreendidos podem ser utilizados pelas forças policiais, como carros e aeronaves.
Essa ação é considerada uma das maiores inovações na gestão de segurança pública nos últimos anos, garantindo transparência com a criação de painéis de monitoramento dos valores apreendidos e reinvestidos. Segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, essa medida asfixia financeiramente o crime organizado e impede o fortalecimento de atividades ilícitas.
Reportagem: Marildo Gomes (VAI)
Imagens: Divulgação Governo de SP